Professor por vocação

Professor por vocação
Nós...

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O Efeito Carrapato




Por Adonay Correia

OI Pessoal!! Eu sou Adonay, sou aluno da Chris há 3 anos e estou aqui pra contar pra vocês um pouquinho da minha experiência com os Seminários e Musicais.
Então... eu adoro contar histórias (sabe como é, né?! Aluno da Christina...)
Vamos lá. Eu não era muito fã de Taparuba, assim... pra morar não, apesar de ter morado aqui a vida toda. Cheguei no Ensino Médio me achando o tal, tipo “to no Ensino Médio, agora eu não preciso fazer nada, e vou passar porque já sou adulto”. Nessa mesma época, estive morando em Vitória, mas não deu certo lá, e eu voltei. Logo que cheguei, fui ver alguns amigos, eles logo vieram com um papo de seminário pra cá e pra lá, eu nunca tinha ouvido falar nisso, porque em Vitória a gente não fazia. Então, como eu era daquele tipo de aluno que não quer nada com nada, do tipo que ”falta interesse”, acabei deixando a coisa rolar.
A primeira pessoa que me intimou a fazer o trabalho foi a Paulinha kerr; e lá veio ela querendo extorquir meu mísero dinheirinho, dizendo que eu tinha que pagar 20 caros reais, que era a minha parte na divisão dos gastos do trabalho. Nem me estressei, nem me interessei. Só falei que não ia entrar no grupo dela e fui procurar um grupo mais “barato”.
O “grupo mais barato” era o que faria a próxima apresentação. No dia do trabalho, como eu não tava nem aí com nada, entrei no embalo e fui lá pra frente “apresentar”...
Putz!!! Imagina uma coisa ruim na hora!! Tipo você tremendo tudo, dos pés até a cabeça e todo mundo te olhando e a Christina lá atrás...
Eu num sabia nem o que eu tava falando, na verdade nem falei nada porque eu não tinha estudado.
Quando acabei a enrolação, veio a Christina:
_Adonay, não pode "ler" na apresentação. E o que vc sabe sobre o que vc leu aí?
Eu respondi na lata, porque eu não ia mentir:
__Chris, posso te falar a verdade?!? Nada. Não li a pesquisa, e tô lendo agora pra você, porque eu não tô preparado.
Então ela só me olhou de um jeito muuuuuuuuuuuuito sincero e falou:
_Chega! Quem é o próximo que sabe alguma coisa??
Minha cara caiu no chão junto com a dos outros carrapatos que tinham vergonha, o constrangimento foi tanto que eu saí e fui me esconder atrás da cortina.
Acabando aquela seção de tortura eu num sabia... achei que já podia ir embora. Que nada! Veio a pior hora: a da maldita apreciação crítica. A Christina falou, falou, falou... apontando cada detalhezinho que a gente fez de má vontade ou que deixou de fazer; depois... quando eu achei que tava livre, ela mandou a gente apresentar novamente, pra mostrar que tínhamos entendido que aquele seminário foi um nada.
Gente!! Mas o pior não foi a Áurea criticando, daquele jeito de quem viu tudo. O pior foi a galera rindo depois. O pessoal que tinha apresentado legal cobrando conteúdo, os colegas apontando as falhas e todo mundo balançando a cabeça... Eu, que não tenho nada de vergonha, fiquei queimado neh... Gente, vcs não têm noção!!
Naquela hora em que eu saí da sala e vi todo mundo rindo de mim, com ar de intelectual fazendo apreciação, meu sangue correu na cara porque eu também podia fazer do jeito que eu vi os outros fazendo. Voltei no mesmo pé, pra sala e falei: “Prof, eu tô te dizendo que quero que vc me cobre a partir de hoje! Tô dizendo que vc nunca mas vai reclamar dos meus trabalhos, nem da minha parte, nem do pessoal que estiver comigo. Pode escrever isso.”
Não sei se ela entendeu o que eu estava sentindo, mas aquela seria a última vez que eu me esconderia atrás de uma cortina.
Pois o tempo passou, chegou a época dos trabalhos seguintes. Eram os Musicais, de Inglês, um tipo de seminário artístico em que a gente escolhe um artista pra apresentar e uma música pra cantar, em inglês. “Ai, meu Deus!” eu pensei. “É muito mais difícil, mas dessa vez, mona...__ disse eu, abusadamente __ ninguém me segura!”
É claro que eu nem preciso dizer que meu musical da Rihanna foi perfeito, cheio de brilho e dança, com direito a todo mundo cantando “Take a Ball” com a gente... um milhão de fotos, outro de elogios, as crítica que ouvimos foram só as dos invejosos, o queixo da Christina caiu, minha moral foi lá pra cima e eu entendi que detesto ser carrapato.
O pior de tudo, é que, como todo mundo que passa pelo que eu passei, acho que eu fiquei exigente. A gente aprendeu o caminho das pedras e... sei lá. Viver os dois extremos te deixa meio vacinado...
Vou terminar, dando um conselho pra vocês:
podem brigar, gritar, se estressar, mas não deixem o “efeito carrapato” tomar conta do grupo. Tem que fazer o melhor, e para isso, cada um tem que dar o melhor de si. A Christina não gosta que a gente escolha só os bons, ela vem sempre com a história de que com grupos fracos a gente vai aprender muito com uns trabalhos e, com outros, nada, mas só quem já foi um carrapato pra saber...
Ainda bem que desse mal, eu não morro mais, porque, gente... vai por mim... não tem vergonha maior do que passar vexame no seminário.
Então, galera! Deixo meu recado, agora que não sou mais carrapato. Eu aprendi que devo sempre fazer tudo com amor e dedicação, mesmo que seja um seminário de escola. Se você se dedicar e der o melhor de si, tudo o que fizer, te garanto que vai ficar ótimo. Nosso futuro é a gente que faz.
Se precisarem de alguma ajudinha, quando chegar a vez de vocês, podem contar comigo. A gente se fala por email.
Bjs e boa sorte!!

Por: Adonay Correia


É isso aí!
Hoje, o que ele fala nos trabalhos, soa como ordem. É um líder exigente, que soube formar uma boa equipe, tem um discurso firme, sabe dosar a alma e o corpo de uma apresentação.
Espero, sinceramente, que você leve isso pela vida a fora e que sua experiência sirva de apoio para os outros.
Valeu Dodô!!

14 comentários:

  1. adorei a história o maximo se eu fosse conta a minha ia ficar o resto da vida pq foi muitas coisas que vivemos juntos .

    ResponderExcluir
  2. Num é Kauane, passamos muitas experiências.....Mas ainda bem que vencemos no final. bjjs

    ResponderExcluir
  3. É essa história me lembra varios momentos da minha vida e oq passamos juntos

    ResponderExcluir
  4. Nossa coloca momentos em, na hora da um friusinho na barriga mas depois que fica bom a gente se sente o tal neh !? kkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Nosssa ameeeii essa sua historia, vou deixar de ser carrapatooo tbmm, escreve um livro ;)

    ResponderExcluir
  6. Obrigado amiga! isso ai mesmo deixa de ser carrapatooo... daqui um tempo eu escrevo!pode deixar*

    ResponderExcluir
  7. Nossa Adonay num sabia q vc escrevia bem assim não... kkk
    Adorei as suas experiencias com seminário, já passei muito por isso... kkk
    Mas valeu a pena, tá ajudando bastante agora na faculdade...
    Bjos
    Td de bom Dodô... E estuda bastante hein... rsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Ta bom, vou estudar sim..... Ai pra falar a verdade nem eu sabia deste meu dôm rsrsrsrs mas agora eu vou praticar mas quem sabe no futuro posso ser um otimo escritor.
    bjjs

    ResponderExcluir
  9. HUmmm meu irmao gostei. Quem te viu e quem te ver hein! Fico feliz por vc,dë valor aos seus estudo. Quero ver o melhor de vc para ser uma pessoa importante la na frente e sincera. Nao seja como nos que paramos pela metade dos estudo.Sera que temos um novo escritor no pedaco? PARABENS!!! Que DEUS te abencoe e te guarde. Grande beijo de sua irmanzinha que te ama muito. bjosss, I LOVE YOU :-). CLAUDIA

    ResponderExcluir
  10. ai fiquei ate emocionado irmã tbm te amuh muitooooo... acho que daqui um tempo tera um novo escritor na familia neh! quem sabe!? kkkk
    bjjs adoro você d+

    ResponderExcluir
  11. êê Dodo...Texto lindoo...
    Abaxo os Carrapatos.. \o/

    by:Mary

    ResponderExcluir
  12. Isso ai amiga carrapatos nunca mas...
    bjs
    te amuh

    ResponderExcluir