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quarta-feira, 16 de março de 2011

3º Ano - Operadores Argumentativos (Esquema de redação argumentativa - As relações de causa e consequência)

Fica ligado aí...
Assista ao vídeo, leia e imprima a teoria.



Os operadores argumentativos são certos elementos da língua, explícitos na própria estrutura gramatical da frase cuja finalidade é a de indicar a argumentatividade dos enunciados. Introduzem variados tipos de argumentos. As palavras que funcionam como operadores argumentativos são os conectivos, os advérbios e outras palavras que, dependendo do contexto, não se enquadram em nenhuma das dez categorias gramaticais.
[editar] Tipos de operadores argumentativos

Os operadores argumentativos são utilizados para introduzir vários tipos de argumentos. Os mais comuns são:

* Operadores que introduzem argumentos que se somam a outro, tendo em vista a mesma conclusão: e, nem, também, não só... mas também, além disso, etc.
* Operadores que introduzem enunciados que exprimem conclusão ao que foi expresso anteriormente: logo, portanto, então, conseqüentemente, etc.
* Operadores que introduzem argumentos que se contrapõe a outro visando a uma conclusão contrária: mas, porém, todavia, embora, ainda que, apesar de, etc.
* Operadores que introduzem argumentos alternativos: ou... ou, quer... quer, seja... seja, etc.
* Operadores que estabelecem relações de comparação: mais que, menos que, tão... quanto, tão... como, etc.
* Operadores que estabelecem relação de justificativa, explicação em relação a enunciado anterior: pois, porque, que, etc.
* Operadores cuja função é introduzir enunciados pressupostos: agora, ainda, já, até, etc.
* Operadores cuja função é introduzir enunciados, que visa esclarecer um enunciado anterior: isto é, em outras palavras, seja, etc.
* Operadores cuja função é orientar a conclusão para uma afirmação ou negação: quase, apenas só, somente, etc.


O esquema de dissertação a seguir pode ser utilizado quando lhe for apresentada uma afirmação que possibilite a verificação de uma causa e de uma consequência. Ocorre assim:você recebe um tema (afirmação) e busca encontrar uma causa da situação proposta pelo tema e, em seguida, uma consequência provocada por essa situação.

Veja um exemplo prático.
Suponhamos que você precisasse tratar do problema das correntes migratórias no Brasil e a influência desse fato no desenvolvimento das regiões brsileiras.

Siguindo um esquema bolado por Branca Granati, teríamos o seguinte exemplo:

Título


1º Parágrafo: Apresentação do tema (com ligeira ampliação)

2º parágrafo:Causa com explicações adicionais

3ºparágrafo: Consequência ( com explicações adicionais)

4ºparágrafo:Expressão inicial + reafirmação do tema+ observação final


Título: Correntes que desunem

1º parágrafo:( Apresentação do tema, com ligeira ampliaçã

o É fato notório que, no Brasil, há muito tempo, observa-se um grande número de grupos migratórios, os quais provenientes do campo, deslocam-se em direção às cidades, procurando melhores condições de vida.


2º parágrafo:Causa com explicações adicionais

Num exame superficial das causas desse êxodo, verifica-se que a zona rural apresenta inúmeros problemas, os quais dificultam a permaência do homem no campo. Podemos mencionar, por exemplo, a seca, a questão da distribuição da terra e a falta de incentivo à atividade agrária por parte do governo.

3ºparágrafo: Consequência ( com explicações adicionais)

Em consequência disso, vê-se, a todo instante, a chegada desse enorme contingente de trabalhadores rurais ao nosso meio urbano. As cidades encontram-se despreparadas para absorver esses migrantes e oferecer-lhes condições de subsistência e de traab alho. Cresce, portanto , o número de pessoas vivendo a margem dos benefícios oferecidos por uma metrópole, por falta de opção, diregem-se para as zonas peiféricas e ocasionam a proliferação de favelas.


4ºparágrafo:Expressão inicial + reafirmação do tema+ observação final

Por tudo isso, é possível compreender que o êxodo rural somente agrava os problemas do campo e da própria cidade. Fazem-se, portanto necessárias algumas medidas para tentar fixar o homem na terra. Assim os cidadãos rurais e urbanos deste país encontrariam, com certeza, melhores condições de vida.

O QUE NÃO SE DEVE FAZER EM UMA REDAÇÃO:

1) Jamais use gírias e evite linguagem predominantemente coloquial.
2)Evite citar provérbios ou ditos populares.
3)Nunca se inclua em sua dissertação. (Indetermine o sujeito e não use primeiras pessoas)
4)Não utilize a redação para propor ou se basear em doutrinas religiosas.
5)Jamais analise o tema movido por emoções exageradas.
6)Não dê exemplos contando fatos ocorridos com terceiros, que não sejam de domínio público.
7)Nunca use abreviações do tipo vc, bj, naum, tdo, kza, etc.
8)Nunca repita várias vezes as mesmas palavras ou expressões.
9)Procure não inovar, por sua conta o alfabeto português desenhando letras e notações.
10)Nunca analise só um lado das questões polêmicas.
11)JAMAIS fuja do tema proposto.

Algumas expressões podem ajudar na coesão do texto, e servem como ponto de partida para iniciar parágrafos ou trechos:

É realmente necessário que...
Em todo o mundo verifica-se...
Constata-se a existência de...
Poucos/ Muitos são os cidadãos que...
Torna-se cada vez mais difícil para os jovens...
Dessa forma...
Sendo assim...
Em vista dos argumentos apresentados...
Em virtude do que se constata..
Assim sendo...
Levando-se em conta o que foi observado...
Por todas estas ideias averigua-se que...
Dado o exposto, percebe-se que...
É fato notório que...
Não é segredo que...

Etc, etc, etc...
Escolha o seu argumento, e boa sorte.

Até a próxima.

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