Professor por vocação

Professor por vocação
Nós...

terça-feira, 8 de março de 2011

Mulheres-anjos




Por: Leandra Amarante

Reivindicamos e hoje somos a maioria!
Mulheres são anjos, são especiais, são exemplos de superação, conquistas e lutas. São mães!
Mas não era assim há alguns anos atrás, a mulher não era valorizada, vivia exclusivamente para obedecer aos desmandos do marido, já trabalhava muito, mas ganhava salários insatisfatórios. Muitas delas, além de trabalhar fora, ainda tinham que cuidar da família. Se o machismo impera, no Brasil, em pleno século vinte e um, imagina no passado?!
As lutas continuaram até alcançar a conquista da liberdade de expressão. A liberdade foi despontando devagar, a custa de enormes sacrifícios, como uma greve que operárias fizeram em Nova Iorque, no dia 8 de março de 1857. Essa manifestação foi reprimida com muita violência, elas se refugiaram na fábrica e a repressão ateou fogo ao prédio. Morreram cerca de 130 tecelãs. Como homenagem àquelas vidas que tornaram-se símbolo da luta pela igualdade de gêneros, 8 de março tornou-se o dia internacional da mulher.
Conforme a Declaração Universal dos Direitos Humanos em seu artigo XIX, “Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.”
Hoje a mulher continua lutando para ter direitos iguais aos homens. Como ganhar um salário digno e justo, pela realização das mesmas tarefas, e ser igualmente valorizada por isso; segundo a ONU ( Organização das Nações Unidas ) a mulher tem “Direito à liberdade de reunião e participação política”. Como exemplo dessa evolução de ideias, o Brasil está sendo dirigido por uma presidenta : Dilma Rousseff, pela primeira vez na História do país.
Mulheres simples, que batalham todos os dias, são exemplos de superação e conquistas e nos mostram uma esperança e uma fé inabalável num futuro melhor. As mulheres mudaram seus conceitos e costumes com o passar do tempo, mas continuam tão românticas como no passado.
A igualdade de gêneros é uma luta constante, uma necessidade mais urgente a cada dia. Que as sociedades façam a equiparação de direitos e oportunidades para todas as mulheres, em todas as culturas do mundo. Isso é liberdade.
Uma luta de todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário