Professor por vocação

Professor por vocação
Nós...

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Aula de Inglês - Reconhecendo o estilo americano, o latino, e... (dsculpaí!!) ... o brasileiro!

Nós e eles...
Eles e nós...


PLANO DE AULA
ESCOLA ESTADUAL CORONEL CALHAU – IPANEMA - MG Série: 1º ANO

EIXOS TEMÁTICOS CAPACIDADES/OBJETIVOS
. .Mostrar ao aluno nuances das diferenças entre
as personalidades linguístico-culturais existentes nas Américas.
.Reconhecer traços da identidade cultural dos povos em questão, observando semelhanças e diferenças entre o espanhol e o português, em comparação com as raízes anglo-saxõnicas do inglês.

.Ouvir as músicas, em língua estrangeira, com finalidade acadêmica.

DESENVOLVIMENTO DIÁRIO DE ATIVIDADES
DATA DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES MATERIAL DIDÁTICO
. Iniciar instigando o aluno a pensar sobre as origens históricas do
continente. .Material de áudio e vídeo:
data show, notebook, som e os clipes.
.Se quiser, as letras impressas.
.Falar sobre o perfil do norte-americano típico e de suas relações histórico culturais com os canadenses.
. Preparar os alunos para uma observação crítica do primeiro clipe (Eminem, Rihanna/ Love the way you lie), falando incicialmente, sobre a abordagem utilizada e a necessidade de se conhecer o contexto cultural de cada obra.
.Dar linhas gerais de compreensão das letras da canção.
.Abordar tópicos de discussão , levantados pelo clipe (violência, ciúme, infidelidade, vícios, etc...)
.Assistir ao clipe.
.Repetir observações, em relação ao clipe de música latina, abordando as diferenças de temperamento e postura dos artistas em ambas as obras.
.Analisar a música, em espanhol, atentando para as semelhanças e diferenças do idioma, com a nossa língua.
.Assistir ao segundo e ao terceiro clipes, (Shakira e Alejandro Sanz/ La tortura)
.Pedir aos alunos que elaborem um paralelo comparativo entre as obras e suscitar o debate.
.Analisar a letra da música bilíngue: Looking for paradise (Alejandro Sanz e Alicia Keys)
.Assistir ao clipe.
.Fechar fazendo uma análise dos padrões brasileiros e inserindo o aluno no universo poliglota, como falante nato de uma língua e observador aprendiz de outras.
.Fechar assistindo ao clipe de música brasileira: Ana Carolina e Seu Jorge: “É isso aí”.

AVALIAÇÃO¬: Pedir aos alunos que escrevam suas conclusões.




Sangue latino...



Lembrando que tudo o que se assiste hoje em dia, deve ser filtrado por nosso senso crítico. Apologia à violência, ao sexo, às drogas (lícitas ou não) aos estereótipos do mundo... Tudo isso deve ser considerado antes de você decidir se gosta ou não, se aquilo vai ser legal pra sua vida ou não; se vale a pena ou não dar moral pra algo, ou alguém que não segue os padrões. Essas são coisas que nunca vão valer a pena, assim como o preconceito, a desigualdade, a corrupção, etc, etc...




Nenhum comentário:

Postar um comentário