Professor por vocação

Professor por vocação
Nós...

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Teste Surpresa!!!!! Faz aí e vê como vc está! Especial pro 3º Ano, mas todo mundo pode fazer!!

De vez em quando eu vou jogar umas bombas desse tipo pra vc se testar. É para o terceirão, pra Marianna, pra Sara, pro Demétrios, pra Karol, pra Paulinha Ker e todos os outros, mas é também pra Gabriela Fritz (minha editora chefe), pra Jéssica, pra Mayza, Ayres, Nathalia, pro 3ºA3, incluindo o Felipe, meu filho, a Leilane, a Karlinha, a Dayane, o Kaio e a Mariem, lá no Polivalente... pra eles e pra todo mundo que tá seguindo o blog, com vontade aprender.
Se vc for do 2º Ano do Orlando, ou dos primeiros do Cel Calhau, é uma sugestão do tipo "se eu fosse você, eu faria!" Lembre-se que é importante estudar todos os dias, disciplinadamente.

Eu não vivo de cobranças. Ninguém costuma me dizer duas vezes o que eu preciso fazer.

"Muito prazer, meu nome é otário,
Vindo de outros tempos, mas sempre no horário
Peixe fora d'agua, borboletas no aquário..."

Lembra??

Aliás, quem quiser rever os vídeos da aula de hoje, e associar com os conceitos do cap 7 do livro (sobre formalismo poético), entra na postagem com título "Engenheiros na escola", de julho do ano passado. Humberto tá lindão!!

Então... Bom trabalho!

Testes

01. Qual das frases abaixo está incorreta?
a) Há muitos alunos naquela sala.
b) Comprei bastantes figurinhas para o meu álbum.
c) Quero que entenda-me: não sou esse tipo de pessoa.
d) Vamos apreçar o negócio!
e) V.Exa. não tem o direito de proferir tais acusações.

02. Qual a alternativa certa?
a) Condições metereológicas ou meteorológicas?
b) Carangueijo ou caranguejo?
c) Chimpanzé ou chipanzé?
d) Chegou de sopetão ou de supetão?
e) Cabelereiro ou cabeleireiro?

03. Uma das palavras abaixo não corresponde à significação a ela atribuída. Qual é?
a) Apóstrofe: interpelação direta e imprevista. Ex: "Deus, ó Deus! Onde estás que não respondes..."
b) Bimensal: evento que ocorre de dois em dois meses.
c) Cerrar: fechar, unir duas partes, obstruir abertura.
d) Concerto: ação de fazer soar, harmonizar.
e) Discriminação: distinguir, segregar.

04. A oração seguinte apresenta um defeito. Qual?
"A fábrica garante o produto contra todos os defeitos de fabricação, exceto os decorrentes de uso indevido."

05. Identifique o problema da frase:
"As aquisições feitas pelo grupo estão na casa de US$ 5,4 bilhões, incluindo as participações dos sócios da VBC em cada operação."

06. Acentue os 'as' que pedem crase:
a) Vai a Fortaleza amanhã.
b) Obedece a todas as leis.
c) Ele foi a Brasília de todos os santos
d) Compareceu a CPI ontem
e) Ela é temente a santa Úrsula

07. Identifique o que há de discutível nessa frase:
"Conhecer a língua é indispensável para se produzir um bom texto."

08. A regência é um dos mecanismos que indicam as correlações entre as palavras. Observe os enunciados que seguem:
I- Afinal fez-se justiça ao senador que o Senado denunciava.
II- Afinal fez-se justiça ao senador que do Senado desconfiava
III- Afinal fez-se justiça ao senador de que o Senado desconfiava.

Há ambiguidade:
a) Só em I.
b) Só em II.
c) Só em II e III.
d) Só em I e II.
e) Em I, II e III.

09. No uso de pronomes pessoais há nítidas diferenças entre as variantes do português. Assinale a alternativa em que o uso está de acordo com a variante culta escrita.
a) Entre os convidados e eu estavam algumas pessoas estranhas.
b) Não deixaram ela dizer nenhuma palavra.
c) Se fosse para mim decidir, eu não aceitaria a proposta
d) V. Exa. conhece bem seus assessores e o eleitorado que o apóia.
e) Não lhe deixou em paz durante a reunião.

10. As duas frases abaixo são de uma entrevista de Fidel Castro, dada a um jornalista. Intencionalmente não identificamos o responsável pelas falas:
- Em Cuba, até as universitárias são prostitutas.
- Em Cuba, até as prostitutas são universitárias.

Aponte a alternativa incorreta:
a) As duas frases apresentam as mesmas palavras e, por isso, têm o mesmo sentido.
b) A primeira frase expressa uma crítica do jornalista ao regime cubano.
c) A segunda frase ressalta os progressos conseguidos por Cuba na educação pública.
d) Na segunda frase Fidel Castro argumenta em favor de Cuba.
e) A primeira frase sugere que, em Cuba, os profissionais em geral são muito mal pagos, independentemente do seu grau de escolaridade.

Agora anota o seu gabarito. As respostas, estão na publicação sobre o livro "Pepita Jimenez" de Juan Valera, que eu fiz em 28 de outubro de 2010, acessa lá!! E vê se lê sobre o livro primeiro.

Bom trabalho!!

Divirta-se!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário