Professor por vocação

Professor por vocação
Nós...

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ihh!! Me escolheram pra ser líder. E agora????

Por Jéssica Vilela



Bom... Se você pegar o dicionário, verá que a definição de liderança é: “dirigir na condição de líder”, então podemos concluir que o líder tem função de guiar ou conduzir um grupo de pessoas, em um determinado projeto, em busca de resultados. Sendo líder, você determina funções, depois que todos discutem e entram em acordo sobre o que cada um deve fazer. Muita atenção quanto a isso, você determina, orienta, supervisiona e coordena o projeto. Mas não significa que vai fazer o trabalho sozinho. A principal função do líder é fazer com que todos façam o trabalho acontecer.
Tenha certeza de que se você foi escolhido para esta função é porque seu grupo acredita e confia em você.
Tive o privilégio de ser líder por três vezes. Dá até um certo orgulho falar isso.
A primeira vez, bateu aquele medo... a tal insegurança, mas correu tudo bem, tirando o nervosismo inevitável.
Na segunda vez, eu já tinha um pouco de experiência e estava menos insegura porque sabia que as tarefas estavam bem distribuídas, todos estavam preparados e sabiam o que falar e o que fazer. Apesar de que, em algumas de nossas reuniões, houve momentos de tensão.
Recordo-me de uma vez em que houve desentendimentos entre os integrantes do grupo. E o pior é que, sendo a líder, eu tinha que dar um jeito naquilo pra não atrapalhar o andamento do trabalho. Pois bem, foi o que fiz. Conversei com cada um, em particular, e pronto... estava tudo resolvido. Grupos em que os membros não se entendem, não funcionam.
Uma coisa que eu aprendi foi que independente de quem estiver em seu grupo, é preciso haver confiança. Temos que confiar que as tarefas serão cumpridas no prazo determinado e com o máximo de qualidade. O líder precisa dar credibilidade aos seus comandados. Confie. Passe a eles segurança, mostre a eles que se foram escolhidos para estarem ali, é porque cada um tem o talento necessário. Todos temos uma capacidade imensa, da qual nem sempre temos consciência.
Não pense você que aquele aluno que só vive brincando não pode ser um prodígio porque isso é engano. Muitas vezes já nos surpreendemos com quem menos esperávamos.
Na minha terceira liderança tive muita preocupação, pois queria atingir algo maior. Algo que fosse me surpreender. Passei noites sem dormir, almoçar?!? Nem sabia que palavra era essa... Porém, tinha meu grupo, e eles estavam comigo, acreditavam em mim, me passavam confiança, e por existir essa confiança, isso me dava mais vontade de atingir o melhor.
Ao término de nossa apresentação eu chorei.
Fiquei muito feliz, porque sabia que o grupo tinha se esforçado muito e poderia colher os frutos. Somos reconhecidamente competentes e eu tenho certeza de que só consegui prestígio e reputação como líder porque meu grupo estava comigo. Meus colegas me valorizaram e valorizaram a si próprios, como tem de ser.
Numa relação recíproca, todo grupo precisa de um líder forte, mas o bom líder precisa, ainda mais, da força do grupo.
Boa sorte a todos!!

Jéssica Vilela
Jessik2605@hotmail.com



Pois é...
A Jéssica é uma das minhas líderes mais firmes. Ela tem um poder de persuasão muito particular mas precisou trabalhar isso, ao longo da formação dela. É claro que a Jéssica conta com uma acessoria poderosa e bem orquestrada, ela é a líder do grupo da Gabi, as duas mais os outros são excelentes e conseguem montar apresentações emocionantes que eu realmente gosto de dirigir.
Talvez não tenha sido fácil pra Jéssica moldar o tipo de liderança rígida que ela exerce, mas certamente tem dado certo. Tudo o que eles fazem é sinônimo de competência.



Belo texto, Jéss!!

4 comentários:

  1. Arrasou amiga..
    Tomara q este texto sirva para despertar essa galera nova para belas liderançass............
    Gabi Fritz

    ResponderExcluir
  2. Onw Gabi..!
    *-------*
    Obgd amiga! =)
    Tomara mesmo..! Que sirva com uma ajudinha!
    E é isso Galera, Bora colocar seminaários pra Funcionar!


    Thank's Chrisss..!
    =)

    ResponderExcluir