Professor por vocação

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sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

2011, show de bola!!

Atenção, pessoal!!
Tô muito feliz por receber vocês todos aqui, esse ano! O ano letivo começou e a pressão já tá aumentando... Uauuuu...
Não esquenta!! Tudo vai dar certo, se a gente trabalhar juntos, com determinação e vontade.

Aqui está um resumo das aulas desta semana (02 a 04/02/ 2011)

O QUE AS ESCOLAS NÃO ENSINAM
(autor: anônimo)
Aqui estão alguns conselhos, que Bill Gates, recentemente ditou em uma conferência, numa escola secundária sobre 11 coisas, que estudantes não aprenderiam na escola. Ele fala sobre como a política educacional de vida fácil para as crianças tem criado uma geração sem conceito da "realidade", e como esta política tem levado as pessoas a falharem, em suas vidas posteriores à escola.
Regra 1: A vida não é fácil - acostume-se com isso.
Regra 2: O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele, ANTES de sentir-se bem com você mesmo...
Regra 3: Você não ganhará R$ 20.000 por mês, assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição, antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.
Regra 4: Se você acha seu professor rude, espere até ter um Chefe. Ele não terá pena de você!
Regra 5: Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de "oportunidade".
Regra 6: Se você fracassar, não é culpa dos seus pais, então não lamente seus erros, aprenda com eles!
Regra 7: Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim, por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são "ridículos". Então, antes de salvar o planeta para a próxima geração, querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto!
Regra 8: Sua escola, pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas, você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar... Isto não se parece em NADA na vida real! Se pisar na bola, está despedido: RUA!!! Faça certo da primeira vez.
Regra 9: A vida, não é dividida em semestres! Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período...
Regra 10: Televisão NÃO É vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixaro barzinho ou a boate e ir trabalhar!
Regra 11: Seja legal com os CDFs, (aqueles estudantes que os demais julgam que são uns bobos). Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar para um deles.

http://www.pailegal.net/fatpar.asp?rvTextoId=1097352412

Exercícios
1)Analise o contexto de produção, circulação e recepção do texto discutido, respondendo às questões, reflexivamente:
a) Para identificar a situação comunicativa, reconheça:
a.1)o produtor e o destinatário do texto.
a.2)o espaço da produção.

2)Situar o texto no momento histórico de sua produção a partir de escolhas lingüísticas (lexicais ou morfossintáticas) e/ou de referências (sociais, culturais, políticas ou econômicas) ao contexto histórico.

3) Reconhecer o objetivo comunicativo (finalidade ou função sociocomunicativa) do texto.

4) Identificar o suporte e a variedade linguística (+ culta / - culta) ou estilística (+ formal / - formal) desse texto.
a) Reconheça o grau de intimidade entre os interlocutores através de traços linguísticos retirados do corpo do texto.

5) Relacionar tópicos discursivos, valores e sentidos veiculados pelo texto a seu contexto de produção, circulação e recepção.

6) Que tipo de práticas sociais o texto evoca?

7) Reconhecer, no texto, marcas da identificação política, religiosa, ideológica ou de interesses econômicos do produtor.

8) Reconhecer a organização temática do texto, identificando a ordem de apresentação das informações; o tópico (tema) e os sub-tópicos discursivos do texto.

Não fique louco porque não entendeu os enunciados. A nomenclatura é um pouco mais elaborada, no Ensino Médio. Isso quer dizer que você cresceu e que já pode lidar com termos mais técnicos. Tente responder às questões com o conhecimento que você já tem, adaptando seus conceitos, aprimorando sua capacidade de interpretação. Use os livros, o dicionário e a net, se você quiser. Teremos uma longa semana pra falar sobre isso, e de quebra, já estou colocando os exercícios de revisão gramatical, pra você já dar início às suas pesquisas também. Aí estão:

9)Marque (V) ou (F) justificando, tecnicamente, suas respostas.
a) ( ) Na oração “O mundo não está preocupado com a sua autoestima”, mesmo com as devidas alterações, a locução verbal (composta por verbo auxiliar, mais verbo principal, na forma nominal do particípio), em hipótese alguma, poderia ser substituída por um substantivo abstrato porque isso acarretaria profundas mudanças no sentido original.
(Justificar, pesquisando sobre “Classificação dos Substantivos; Verbos e Locuções Verbais”).
b) ( ) Na expressão “escola secundária”, o elemento determinado pelo substantivo é um adjetivo com caráter posicionador que poderia ser, sem prejuízo de sentido, semanticamente substituído, no contexto cultural brasileiro, pela expressão “de Ensino Médio”. (Justificar, pesquisando sobre Adjetivos e Locuções Adjetivas)
c) ( ) Reconhece-se como importante requisito para a comunicação, a capacidade de se empregar a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao interlocutor e ao gênero em questão. (Afirmação interpretativa)
d) ( )O autor baseia seus argumentos em uma analogia clara. A analogia é o tipo de relação sob a qual se apresentam figuras de linguagem como a Metáfora e a Comparação. Embora o texto seja essencialmente comparativo, ele não foi construído à base de Metáforas.
e) ( )”...antes de salvar o planeta para a próxima geração, tente limpar seu próprio quarto!”.
Geração, gerações; alemão, alemães; ancião, anciães, anciões, anciãos; vilão, vilãos, vilães. Todas as formas de plural estão corretas. (Justificar pesquisando “Plural de substantivos”)
f) ( )“Seja legal com os CDFs, aqueles estudantes que os demais julgam que são uns bobos”. Os artigo que aparecem nesse trecho variam quanto à classificação definido/indefinido, mas se equivalem, quanto ao gênero e ao número.

g) ( ) “...espere até ter um Chefe. Ele não terá pena de você!”
Os verbos em questão nesse trecho, aparecem respectivamente, no infinitivo afirmativo, no infinitivo impessoal e no futuro do pretérito do modo indicativo. (Pesquisar Flexões verbais, em especial, os tempos e os modos; e a Formação do modo imperativo.)

h) ( ) “Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora...”
O pronome possessivo ( com função adjetiva) foi usado em concordância com a norma padrão, atendendo à exigência da terceira pessoa, representada pelo outro pronome em questão.
(Pesquisar: Pronomes)

i)( ) “A vida não é fácil. Acostume-se com isso!”
No trecho em questão, o período é simples, a primeira oração é absoluta e a segunda deve ser classificada como Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta.
(Pesquisar: Análise do Período)

j) ( ) “Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora.” Todas as palavras destacadas são advérbios.

Divirtam-se durante o fim de semana, Pessoal!!
A gente se vê na sala de aula. Se tiver dúvidas, pode comentar o exercício ou usar o meu email: profaureachristina@yahoo.com.br

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Quero parabenizar a Marina pelo texto, dizer pra ela que eu nao vejo mais o rock como estilo musical, e sim como uma filosofia, tudo começou com aquele quarteto de liverpool. dizes pra prof Cristina que esses trabalhos que ela faz são fundamentais na faculdade, no caso do curso de Direito, é necessário saber os gêneros textuais, e graças a ela fizemos no ano passado trabalhos sobre isso,e agora nao to perdido lá na facu, obrigado Cristina, e atenção alunos, sigam a mestre Cristina.

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