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terça-feira, 1 de março de 2011

A redação que me deu o 1º Lugar no Seletivo da Universidade Federal de Viçosa - Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério



Professora Áurea Christina Rocha Lacerda
Graduada em Letras - Português/Inglês pela UEMG
Pós-graduada em Literatura Brasileira e Linguística Aplicada ao Português UNEC/MG
Graduanda em História pela UFV

Observe a prova de redação do Processo Seletivo UFV/ 2011

A Prova:

Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério
PRODUÇÃO TEXTUAL
LEIA OS FRAGMENTOS ABAIXO:

Entre tantos desafios já existentes na rotina escolar, está posto mais um. O bullying escolar _ termo sem tradução exata para o português _ tem sido cada vez mais reportado. É um tipo de agressão que pode ser física ou psicológica, ocorre repetidamente e intencionalmente e ridiculariza, humilha e intimida suas vítimas.(...) "As pessoas gerlmente se omitem. Os pais não sabem lidar corretamente. As vítimas e testemunhas se calam. O grande desafio é convocar todos para trabalhar no incentivo a uma cultura de paz e respeito às diferenças individuais", diz a promotora Soraya Escorel.
(BARROS, A. Bullying: é preciso levar a sério ao primeiro sinal. Revista Nova Escola, abr. 2008. Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento-/bullying-preciso-levar-serio-431385.shtml.

De acordo com os especialistas, a escola precisa encarar com seriedade as agressões entre os alunos. O cyberbullying não pode ser visto como uma brincadeira de creiança. A busca pela solução ou pela prevenção inclui reunir todos - equipe pedagógica, pais e alunos que estão ou não envolvidos diretamente - e garantir que tomem consciência de que existe um problema e não se pode ficar omisso. Veja, a seguir, ações ao alcance das escolas. Como prevenir: Ensinar a olhar para o outro. Deixar a turma falar. Dar o exemplo. Mostrar os limites. Alertar para os riscos da tecnologia. Ficar atento. Com um trabalho de conscientização constante, os casos se resolvem antes de estourar.

(Prevenção e solução nas mãos da escola. Revista Nova Escola, edição 233, jun/jul. 2010. Disponível em: http:/revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/cyberbullying-violencia-virtual-bullying-agressao-humilhacao-567858.shtml. Acesso em: 02 fev. 2011)

Todo mundo que convive com crianças e jovens sabe como eles são capazes de preaticar pequenas e grandes perversões. Debocham uns dos outros, criam os apelidos mais estranhos, reparam nas mínimas imperfeições, e não perdoam nada. Na escola, isso é bastante comum. Implicância, discriminação e agressões vebais e físicas são muito mais frequentes do que o desejado. Esse comportamento não é novo, mas a maneira como pesquisadores, médicos e professores o encaram vem mudando. Há cerca de 15 anos, essas provocações passaram a ser vistas como uma forma de violência e ganharam nome: bullying ( palavra inglesa que pode ser traduzida como "intimidar" ou "amedrontar")
Sua principal característica é que a agressão (física, moral ou material) é sempre intencional e repetida várias vezes sem uma motivação específica. Mais recentemente, a tecnologia deu nova cara ao problema. E-mails ameaçadores, mensagens negativas em sited de relacionamenteo e torpedos com fotos e textos constrangedores para a vítima foram batizados de cyberbullying. Aqui, no Brasil, vem aumentando rapidamente o número de casos de violência desse tipo. Há três motivos que tornam o cyberbullying ainda mais cruel que o bullying tradicional. No espaço virtual, os xingamentos e as provocações estão permanentemente atormentando as vítimas. Antes o constrangimento ficava restrito aos momentos de convívio dentro da escola. Agora é o tempo todo. Os jovens utilizam cada vez mais ferramentas de internet e de troca de mensagens via celular - e muitas vezes se expõesm mais do que devem. A tecnologia permite que, em alguns casos seja muito difícil identificar o(s) agressor(es), o que aumenta a sensação de impotência.

(Cyberbullying: a violência virtual. Revista ova Escola, edição 233, jun./jul. 2010. Disponível em http.//revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/cyberbullying-agressao-humilhacao-567858.shmtl. Acesso em: 02 fev. 2011)

A partir dos fragmentos apresentados, redija um texto argumentativo, de 25 a 30 linhas, abordando A QUESTÃO DO BULLYING NAS ESCOLAS. Esse texto será publicado no jornal de uma escola pública de Educação Básica do Estado de Minas Gerais.

Meu texto bem sucedido:


QUESTÃO DE EDUCAÇÃO

Uma cidade em choque.
Estudantes e funcionários de uma escola tradicional assassinados. O assassino-suicida leva consigo dezenas. Esse é o roteiro padrão de um "Trash" cinematográfico que, infelizmente, tornou-se episódio urbano reincidente, em muitas cidades do mundo.
Descobre-se, então, que a mão por trás da arma era a de um aluno da escola, desses que os outros ignoram ou desprezam, um daqueles chamados "nerds" porque é tímido e pacato demais, ou porque não atende aos exigentes padrões adolescentes.
E vem a estupefação tardia e, por vezes, hipócrita.
É fato notório que o bullying não é um problema novo; o que têm se renovado são as formas e as circunstâncias de prática. O assassino do "Trash" foi, muitas vezes, a vítima primária da violência, que reverbera seus efeitos. Aqui não cabe a defesa do criminoso, é claro, mas a análise da causa do crime.
Famílias cujos métodos de criação não estabelelcem limites legam à sociedade jovens sem noções de respeito ao próximo, "desovados" num precário sistema educacional que pouco faz pelo indivíduo. O apelido não proibido no primário; os gestos de preconceito não coagidos nas séries intermediárias; as humilhações constantes ignoradas no Ensino Médio e... felicitações ao sistema, que estará entregando à sociedade, um ser humano inseguro e doente, ao invés do profissional potencialmente produtivo que todos almejavam.
Maquiavel, em seu enfático "O Príncipe", em outras palavras diz que infeliz é a nação que não se apoia em sua própria força, mas que tipo de sociedade próspera tem sua força centrada numa educação que não combate o desrespeito, em todos os níveis?
Talvez o problema seja a ignorância, que leva à omissão, que leva ao abandono, que leva ao crime... Ou talvez seja só mais uma questão de Educação.
...Dessas que a gente insiste em não resolver.


Toda realidade começa por um sonho.
E se conclui pela obstinação.
A Deus toda honra e Glória para sempre.


UNIVERSIDADE FEDERAL DE VICOSA
LISTA DE CLASSIFICADOS PAR 2011
LIC. EM HISTÓRIA - IPANEMA - PF
Inscrição Nome do Candidato Posição

1133 AUREA CHRISTINA ROCHA LACERDA 1
964 LEUZIMAR CANDIDA LOPES DE PAULA 2
1263 SIMONE RIBEIRO FORTUNATO LUCIO 3
1153 MONICA APARECIDA MOREIRA NUNES 4
1252 CLAUDIA CORDEIRO PEREIRA DE OLIVEIRA 5
1024 CLAUDIA ANGELA DA COSTA 6
981 MARTHA MARIA PIRES 7
1014 LEIDIMAR CANDIDA LOPES 8
934 MARIA APARECIDA RUELA DE SOUZA 9
1040 LEANDRO DA SILVA NEVES 10
1188 ANA PAULA FAGUNDES DO NASCIMENTO 11
1111 DANIEL EFRAIM DE SOUZA 12
945 MARILANDES BEATRIZ DE ABREU 13
1134 ELANE PEREIRA DIAS 14
951 VANESSA DA SILVA NUNES 15
1007 SIRLENE APARECIDA FONSECA EMERCK 16
1192 IONE CEZAR BERBERT 17
1214 LUCIANA BASILIO TOLEDO 18
921 NELIANE ROCHA SANGI 19
1019 LUCIANO DE SOUZA LIMA 20
988 ANDREIA MAIA PEREIRA 21
1087 SIDINEIA BRAGA INACIO SILVA 22
1056 MARTA HUBNER DE MIRANDA 23
930 ANDREIA GOMES DE CARVALHO BASTOS 24
908 JULIA MARIA DE SOUZA SILVA 25
1254 LUCILHA ALVES RODRIGUES 26
1127 MARIA LUZIA MARQUES MENDES 27
1217 UDIVANIA MARTINS DE SOUZA MORAIS 28
939 ALCIDES MARIA DA SILVA 29
1269 ANA CRISTINA DA FONSECA SILVA 30
918 ROZANGELA DE SOUZA 31
1257 FERNANDA APARECIDA RIGUETTI DA ROCHA 32
1322 LUCIANO DE OLIVEIRA EGENO 33
1169 CLAUDINEI EMERICK GONCALVES 34
1246 MONICA MARIA ALVES 35
1292 FLAVIA GOMES DE BARROS 36
1034 MARINA AMARANTE CARVALHO 37
1221 MARLI CRISTINA MOREIRA NUNES 38
925 ANDREIA DE SOUZA JERONIMO 39
1129 LEANDRA SANTANA AGUIAR 40
1143 GISELE GOMES LACERDA VIEIRA 41
1189 DEBORA FERREIRA DOS SANTOS 42
1792 JACKELINE CASSIMIRO DE OLIVEIRA 43
932 NATALIA REGINA ALVES CHAGAS MAGALHAES 46
491267 KATIA ALVES CEZAR 47
1106 LIDIANE APARECIDA PEREIRA DA SILVA 48
1073 JUNIA CLEMENCIA DA SILVA 49
950 ANA CAROLINA FERREIRA DE SOUZA 50

5 comentários:

  1. Congratulations Teacher ;*

    Belíssimo texto !

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  2. Tem um "quê" de D. Casmurro aqui... será?

    Parabéns, amiga. Belo texto, verdadeiro e excelente para reflexão! Começar pelo sonho e concluir pela obstinação... O chique é saber que vc é uma dessas pessoas que, não só sabe manejar as palavras como um maestro rege sua orquestra, pratica o que escreve. Abraços e beijos pra ti!

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  3. Um excelente texto.digno de uma excelente professora.você é um orgulho para a classe de professores. Nada substitui o talento humano.Parabéns!!!!

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  4. Muito bom, adorei o texto, vou tentar fazer algo nesse estilo no meu próximo texto.

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