Professor por vocação

Professor por vocação
Nós...

domingo, 13 de março de 2011

ATENÇÃO, GALERA!!! Acabou a moleza!! Tem tarefa pra todo mundo E eu quis dizer todo mundo mesmo... entre roteiros e trabalhos, procure o seu aki!!

Fica ligado aki porque tem atividade pra todo mundo essa semana. Saca só:

1ºA1 e 1ªA2 Manhã - Coronel Calhau

TRABALHO: GÊNEROS TEXTUAIS

.No 1º A1 quem ainda não entrou em algum grupo pro trabalho de GT, se liga aí!! Vc tá atrasado e gnt atrasada só puxa pra trás. O trabalho é de grupo mas a nota é individual. Então, vê se dá seus pulos e se encaixa. No 1ºA1, a turma da Jéssika Milena, do Hugo e do João Victor, os grupos já foram distribuídos e os gêneros também. Mas ainda tem playboy boiando, que nem madeira na água.
Quem ainda tá pulando carnaval, vê se acha o lugar!

Isso vale para o 1º A2 também, só que lá, a gente ainda não distribuiu os grupos. Pra adiantar e não perder tempo na sala de aula, os gêneros textuais a serem estudados esse ano são:

Crônicas: (Sarah, Ana Alice, Mariana Matos e Maria Leonor - -1°A2 - 22/04
(Hugo, Manuel, Hélio, Rivaldo) - 1ºA1

contos, (Tatiana Campos, Priscila, Amanda Schimidt - 1ºA2 - 06/07
(Sâmella, Isabela e Anderson)- 1ºA1

romances (Karen Corcetti, Mari Assade e Franciele Rosa)1ºA2 - 25/05
(Fabiana, Luciana, Filipe) - 1ºA1

novelas, (Hygor, Wivianny, Nayama - 1º A2 - 17/08
(Raíza, Letícia, Raquel_ !ºA1)

poemas, (Layla, Luísa, Flávia, Júlia)1ºA2 - 13/04
Marluson, Thiago, João Víctor )- 1ºA1


poesia de cordel (Neto,Kalebe, Bernardo e Rodrigo) - do 1°A2 - 10/08
( Anderson, Mateus Rodrigues - 1ºA1)

Resumos e notas (Bianca, Janine, Júlia 1ºA1) - 06/07
(Estéfani, Rafael, ???) 1ºA2

notícias, (Taiane, Ana Paula, Celsa)1ºA2 -06-05
(Rafael, Marcos Davi, Raul - 1ºA1)

reportagens,(Marina, Ludmilla e Letícia 1ºA2 - 27/05
(Amanda, Suellen, Sarah - 1º A1

artigos de divulgação científica:(Viktória,Amanda Cardoso,Camilla e Leandra) - 1ºA2 - 24/08
(Ana Clara, Wadson, Laís - 1ºA1)

atas (Marcos Júnior, Luís Felipe, Matheus Moraes, Weberth) 1ºA1- 18/05
(Lucas Pacheco, Yuri, Vítor Barbosa - 1ºA2)

relatórios (Raquel de Cássia, Roberta, Jèssica Milena) 1ºA1 - 11/05
(Lucas de Paula, Danilo, Thiago - 1ºA2)

Retrato ou perfil. (Michele Ferreira, Gabriela, Lucas 1ºA1) 08/07
(Ana Lúcia, Luciana e Thainara Rodrigues) 1ºA2

Entrevistas, (Emiliana, Márcia, Larissa) - 1ºA2 -31/05)
(Michele Gomes, Érica, Luana - 1ºA1)

charges e tirinhas.(Jane, Dara, Rogério 1ºA1)- 02/09
(Rita de Cássia, Thainara Lacerda e Caio Emerick - 1ºA2)


Vcs são 48, então o que vai dar 3 grupos de 4 integrantes e 12 grupos de 3.
Os grupos de 4 integrantes, trabalharão: Crônicas, Artigos de divulgação científica e Poemas; para os demais, a escolha é livre. Vou estar no msn, amanhã, segunda feira, dia 14/03 às 8 da noite, pra montar os grupos. Entra na net com o seu grupo já montado e o tema definido. Vai escolher primeiro quem chegar primeiro, ok?

Ah, sua data de apresentação a gnt marca na hora também.

Os trabalhos serão apresentados ao longo do ano, de abril a setembro, menos em junho e outubro que são meses de apresentações de seminários. Sempre nas aulas duplas de português, porque esse estudo consta no eixo de Interpretação e Produção de texto.

Bom... eu tô sabendo que a Dara pulou carnaval demais, mas ela pediu pra eu publicar o roteiro do trabalho. Então é o seguinte:

Vocês devem:
1)Providenciar um caderno brochurão para montagem do Álbum de GT.

1)Pesquisar sobre a estrutura e as características do GT escolhido, em fontes variadas; sempre registrando as referências bibliográficas do material que você utilizar na montagem do trabalho, porque elas devem constar nas folhas impressas.

2)Montar uma (ou mais de uma) folha(s) escrita(s) com os resultados da sua pesquisa e xerocar, uma para cada aluno da sua sala.

3)Montar uma apresentação informatizada sobre o tema. Utilize slides, em power point, vídeos, músicas, imagens, movie maker, etc... mas faça uma explanação legal, utilizando outros recursos didáticos, além da folha impressa QUE NÃO PODE SER LIDA, mas apenas referenciada.

Obviamente, você só apresenta depois que eu vistoriar o seu material e achar que tá bom. E é claro que vou complementar o que faltar, aparar todas as arestas e tirar todas as dúvidas, tanto as que o grupo tiver antes, quanto as que a turma levantar na hora da apresentação, ok??

4)A folha deve conter:
.As características do GT
.A estruturação
.Um ou mais exemplos de textos
.Um exemplo produzido pelo grupo, (menos para Romance e Novela), cujos exemplos deverão ser trazidos para sala, e não criados pelo grupo.

E pra finalizar... Quem não trabalha não come. Isso é bíblico, então, cada um que faça a sua parte. Os custos devem ser divididos igualmente entre os integrantes. Alguém do grupo deve ficar responsável por fazer um relatório matemático com as notas fiscais do que for gasto e dos recibos de quem pagou. Só apresenta no dia, quem estiver ok com o grupo. Caso contrário, é zero. O trabalho vale a nota de redação, que é 1/3 da nota final, e o conceito vai pro buraco junto. Lembrem-se que pra utilizar o datashow tem que fazer reserva antecipada com a Ivone. Reserva também o notebook, se vc for usar, e a sala de informática.
E quer um conselho?? Aprenda a não deixar pra última hora. Vc vai ver que, comigo... isso é uma péssima ideia.

Ah... e quem apresenta por último, tende a ter plateias mais exigentes.
Beleza??

Bom... Essa semana tem literatura. Você já escolheu o livro que vai resenhar?

A resenha deve ser entregue no dia da prova de literatura e vale a metade dela. Faz as conta, então. Claro que a gente vai falar sobre isso na sala, mas precisamos terminar o estudo sobre formalismo poético. É o que eu pretendo fazer essa semana, nos dois primeiros anos, portanto... coloque o capítulo 7 do livro em dia.

Quem ainda não escreveu os textos narrativos daquela postagem sobre tipos de discurso, faça isso. Vamos começar com oficina de redação, na quarta feira, e eu vou pedir pra serem lidos os fragmentos transformando discurso direto em indireto e vice-versa.
Vê se não eskece o livro porque tem uns exercícios de gramática.
Vc já conseguiu aquela apostilinha com o artigo "O texto depois da internet"???
Talvez não dê tempo essa semana, mas assim que terminarmos o que já começamos, entraremos nele, e de cabeça.

De INGLÊS, no 1ºA2 vamos dar sequência aos estudos do "The Matrix". Vamos aprender a dar uma opinião sobre algo. In English, of course!
Falando nisso, você assistiu a aula de Espanhol que eu postei aqui?
Se liga aí, então. Ouve as músicas, tira um tempinho pra vc estudar espanhol também. Vc não sabe o que vai preferir fazer na prova do ENEM... E c num vai deixar pra pensr nisso, em cima da hora, né??

Falando em em cima da hora...

3º Ano - Taparuba

Vamos corrigir os exercícios sobre Orações Substantivas, portanto não deixa o livro em casa nem seg, nem terça, e muito menos quinta feira.

Marianna, por favor, talvez dê pra vc dar uma de Adonay, se der, leva umas apostilas extras com o teste sobre Simbolismo, que foi a última postagem pra vcs, aki. É a primeira nota do ano, junto com as atividades, da nossa última quinta. Akelas... com o visto da prof de Inglês.

Todo mundo do 3º ano tem que ter o teste de Simbolismo, ok.

E eu acho que vocês devem assistir a aula de espanhol, mais do que os outros.

2º Ano Tapa... aê, Dodô...
Vou postar os roteiros dos Seminários daqui a pouco. Pd sperar...
Por enquanto só..
Mas eu já tô voltando.
Bjusss

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi prof. vim dar um olhada no seu blog e pedir para você avaliar o meu.
    Não é nada inovador é só um blog de noticias.Me ajuda a passar o tempo ocioso.
    www.rochatoday.blogspot.com
    bjo

    ResponderExcluir