Professor por vocação

Professor por vocação
Nós...

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Educação: a base

por Leandra Amarante



Educação: A base
A Educação no Brasil é um dos assuntos mais comentados nos últimos anos. O sistema educacional melhorou bastante, segundo resultados de pesquisas sobre o assunto, mas ainda estamos longe de ter a Educação decente que se espera de um país em pleno desenvolvimento.
A Educação desenvolve uma nação. Só com ela pode haver a possibilidade de se formar sociedades capacitadas para enfrentar os obstáculos da vida. Os governos nos mostram números que indicam investimentos de grande porte feitos nessa área, mas não vemos muitos resultados. Será que todo esse dinheiro é aplicado onde realmente há a necessidade, ou seja, nas escolas públicas de Educação Básica?
Problemas graves se mantém, como a falta de estrutura e o abandono das escolas, nas regiões mais pobres; a falta de incentivo à formação de novos profissionais e à carreira docente; os salários miseráveis; a demora na obrigação de oferecer estrutura de inclusão digital...
A falta de incentivo à leitura ajuda a aumentar o desestímulo discente. “Quinze milhões de alunos estudam em escolas sem biblioteca, no país”, segundo O globo de 29/01/2011. Problema que deveria ser visto de forma prioritária, pois o assunto é a Educação, e sabemos que esse é o melhor caminho para a dignidade.
As boas relações entre professor e aluno são muito importantes para o desempenho do processo escolar. Se eles forem amigos e confiarem um no outro, o convívio será muito mais agradável.
Portanto, acredito que se hoje a desigualdade no Brasil é gritante, nós somos os culpados, porque relevamos esse grave problema, que é um dos que nos impedem de sermos um país de primeiro mundo. A Declaração Universal dos Direitos Humanos diz em seu Artigo I que “Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir, em relação umas às outras, com espírito de fraternidade.” E diz mais no Artigo XXVI: “Toda pessoa tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.”
Se esses direitos valem para TODOS, independentemente de cor, raça, sexo, língua, religião, opinião política, origem nacional ou social, seja a pessoa rica ou pobre, façamos então com que esses direitos sejam válidos.
Como na música “Dom Quixote”, dos Engenheiros do Hawai, estamos “na ponta dos cascos, mas fora do páreo”; somos “puro-sangue puxando carroça”. Alunos de escolas públicas têm potencial para conseguir estar no “páreo” com alunos de escolas particulares e dos Institutos Federais, porque quem faz a escola é, primordialmente, o aluno, mas é preciso que a Educação pública seja considerada prioridade pelos Poderes competentes. Quem é bom, é bom em qualquer lugar e merece ser reconhecido. Se tivermos o devido respaldo e confiarmos em nós mesmos, não existirão limites.
Eu aceito o desafio.



Eu também, Leandra!
Já pensei algumas vezes em mudar de profissão. Mas aí aparece alguém como vc e os seus colegas... e eu entendo que ainda há muito o que fazer.
Belíssimo texto.

8 comentários:

  1. Lêêêh..
    Concordo plenamente com você!
    Viva a Educação!
    \O/
    Ahhhhhhhh..!
    E Very Good pelo seu Text!
    =)

    ResponderExcluir
  2. nuss me surpreendi com vc Leandra..
    Gostei muito do texto
    vc tem personalidade..... isso é muito bom
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Estão vendo o resultado dos textos de vocês?? kkk
    É... A palavra tem poder, amigo!!
    Cuidado com ela!

    ResponderExcluir
  4. Oi gnt!
    Obgdaa .. Isso é apenas o começo de muito aprendizado com todaas vcês! \o/

    kkkk' "Cuidado com ela! " Que nda !! kkk'

    *----*

    ResponderExcluir
  5. Nossa leleco Ta de Parabéns viu ? Continue assim :D

    ResponderExcluir
  6. Huum Lele ! Arraso hein !?

    Agr tenho q fazer o meu ! Quero um espacinho ai pra mim tmbm ! rsrsrsrs'

    Tá de parabéns ! ;D

    ResponderExcluir
  7. Adoreei ! Primeex .. Continue assim , exemplo da familia kkk !

    ResponderExcluir
  8. exemplo da família .. aiaia kkk' Vem tben participar laylinha !!! *--*

    ResponderExcluir