Professor por vocação

Professor por vocação
Nós...

sábado, 9 de abril de 2011

A massacre dos inocentes na escola de Realengo é resultado de BULLYING. Quem ainda não entendeu isso??

Por Teacher

Antonio Scorza, no yahoo,(http://br.noticias.yahoo.com/rio-enterra-crian%C3%A7as-mortas-massacre-realengo-20110408-161943-297.html), em 8 de abr de 2011, lamenta que o Rio e o Brasil tenham de passar pela dor de enterrar as crianças mortas no massacre de Realengo.
O texto narra o que aconteceu na Escola Municipal Tasso da Silveira, naquela quinta-feira macabra e cita a chuva de pétalas que a PM fez cair sobre o cemitério do Murundo, durante os sepultamentos. Em certos trechos, o autor descreve o inconformismo das famílias, que ecoa o que todos sentimos agora:
"Por que ela, por que ela?", gritava, desconsolada, uma avó que enterrava sua neta, enquanto algumas pessoas a seguravam para que não caísse.Dez meninas e dois meninos perderam a vida quando Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, que era um ex-aluno da instituição, invadiu o colégio e disparou contra eles. Outras 11 crianças permanecem hospitalizados em diferentes hospitais e alguns estão em estado grave.
Sobre o assassino, o texto relata:
"O homem fez ao menos 60 disparos contra os menores, principalmente no rosto e no peito, com duas pistolas que foram apresentadas pela polícia. "Segundo testemunhas, ele usava duas pistolas ao mesmo tempo", disse o diretor da divisão de homicídios, Felipe Ettore"
E também: "Ex-companheiros de trabalho descreveram Wellington como uma pessoa calada e sem amigos, ao mesmo tempo em que seus ex-colegas de escola recordaram que ele era vítima de bullying e era desdenhado pelas meninas do grupo.

"Sinceramente, não sei por que ele fez isso", declarou Bruno Linhares, de 23 anos, ex-colega de turma.

O coronel Evandro Bezerra, relações públicas do Corpo de Bombeiros, disse que Wellington cometeu um ato premeditado. "Ele veio à escola preparado para fazer isso", declarou."


Não está na cara??

Há algum tempo eu venho batendo nessa tecla, que foi também o tema da redação do vestibular da UFV, no princípio do mês.
O BULLYING é uma prática criminosa que causa tanto sofrimento quanto o tráfico de drogas, o terrorismo, a corrupção...
Como profissional docente, entendo que deve ser combatido mas sinceramente, creio que as escolas e os profissionais se sentem despreparados e até desprotegidos, num sistema educacional que não nos dá opções para punir quem pratica e nem protege quem sofre. Fazemos o que podemos, e é bem verdade que nem todos fazem nem isso.
O resultado??? Chuvas de pétalas sobre sepulturas.
É desesperador pensar que convivemos com tantos 'Wellington Meneses", que estão sendo gerados nas minhas próprias salas de aulas, a cada apelido que eu não proíbo, a cada desrespeito que eu não combato, a cada gesto violento que eu não posso punir, a cada humilhação que eu não posso reverter.
Os praticantes de bullying, assim como os coniventes, independentemente da idade,
são tão criminosos quanto traficantes, terroristas ou corruptos na medida em que são diretamente responsáveis pelas consequências dos atos que praticam e a violência sempre reverbera efeitos, mesmo que anos depois.
Alguns dos comentários sobre o texto no Yahoo me fizeram pensar. Você pai, que não dá limites aos seus filhos, você professor que prefere ignorar, ou Você aí, que pratica o Bullying e acha que não tem nada a ver... É bom refletirmos sobre isso, porque, mesmo que tenhamos repudiado a atitude monstruosa de Wellington Meneses, se não fizemos a nossa parte...
...puxamos aqueles gatilhos, junto com ele.


Júnior Cachoeira disse: "Temos que rever o jeito de educar nossos filhos para que Eles nao cometam o bullying contra outros colegas .sei que nada justifica uma monstruosidade desta natureza mas se podermos fazer alguma coisa que façamos. E tudo começa dentro da nossa propria casa portanto, vamos agir . CRIANÇA BEM EDUCADA IGUAL A HOMEM DE BEM."

Lúcia disse:
Sou professora e mãe. Como todos, estou atônita e triste pelo acontecido. Entristeço-me pelas vidas que foram ceifadas e pelo sofrimento causado por alguém que passou invisível para os professores, pais e alunos e que carregou consigo tristezas que se converteram num grande mal para sua alma. Que Deus tenha misericórdia de todos nós, pais e professores e que nos dê sabedoria e capacidade para educar e cuidar melhor de nossas crianças e jovens para que não se tornem em gente adoecida e monstruosa capaz de cometer atrocidades contra a sociedade que o tornou assim. UM abraço e meus sentimentos a todos os familiares.

T. disse:
Nada justifica a tragédia que abalou o Brasil.

Mas que sirva de aviso para pais e professores:
O bullying é um problema seríssimo, destrói a saúde mental, e o resultado disto foi uma terrível chacina!

Senhor dos Exércitos, receba os anjinhos no vosso reino e leva alento aos pais desesperados.
Que isto nunca mais aconteça.

2 comentários:

  1. Eu como estudante e como brasileira é lamentável e desesperador o que aconteceu nesta última quinta-feira(07-04). A unica forma de nos proteger e acabar com o bullying é o denunciando!
    Que Deus alivie a nossa dor e não deixe que essa marca fique em nossa alma. Deus, conforta os familiares e dê a eles a tua misericórdia!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Que a justiça divina não falhará ! Que Deus possa Abençoar com o conforto que não sera facil para as familias dos inocentes !

    ResponderExcluir