Professor por vocação

Professor por vocação
Nós...

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Futebol e diferenças... Um caso a pensar!!

Por Felipe Matheus



Após a rodada daquele domingo em que o campeonato português acabou,com a equipe do Porto se consagrando campeã, eu parei pra pensar nas diferenças que existem no futebol.
Essas diferenças podem ser notadas nos campos, nos jornais esportivos, na rivalidade entre as equipes, no respeito entre torcidas, na ideologia, enfim.
Quanto à rivalidade é muito bom quando ela fica só dentro do campo, mas aqui no Brasil, é diferente. No ano passado, torcedores da Galoucura espancaram e mataram um torcedor cruzeirense, pelo simples fato de ele ser cruzeirense e de ter lhes cruzado o caminho, vestido com a camisa azul. Sabemos de casos envolvendo várias torcidas rivais e esse, infelizmente, é só um triste exemplo.



Às vezes os casos beiram o exagero de não poderem compartilhar o mesmo estádio. É o que acontece em Buenos Aires, com o Boca e o River. Na Escócia, o Celtic e o Rangers têm diferenças religiosas, além das esportivas e dos problemas que envolvem também partidos políticos opostos e ideologias diferentes, coisa que, não tem nada a ver com futebol.
Se compararmos o clima nos estádios europeus com os americanos, vamos ver que o esporte transmite às pessoas uma emoção que, no Brasil deve ser a melhor do mundo. É bom demais acompanhar o campeonato nacional que, quando começa, não tem favoritos. Na Europa, há sempre alguém com privilegios, como Barcelona e Real Madrid na Espanha, Milan e Internazionale de Milão, na Itália; Manchester United, Chelsea e Arsenal na Inglaterra;Porto e Benfica em Portugal...




Dado o exposto, é fácil notar como na Europa eles precisam de mais emoção naquelas atitudes quase sempre racionais e frias, porque estrutura eles têm de sobra. Educação, galera, é sempre bom e nesse ponto, brasileiros e europeus precisam melhorar, tirando pelas manifestações de preconceito e discriminação que se vê, mais até lá, do que aqui.
E povo educado não joga banana em jogador porque é negro, não chama de "bicha" porque o cara é (e daí, se é?!?); não se manifesta de maneira vexatória, não agride, não desrespeita, não denigre. Isso não se justifica, nem pra brasileiro, nem pra europeu, nem pra ninguém. O espírito do esporte prega justamente o contrário.
E ker saber??? Que culpa temos nós por sabermos mais sobre futebol doque qualquer outro povo??




kkkkk Só falta agora se educar pra mostrar isso ao mundo. Afinal de contas... o mundo vem aí, em 2014 e 2016. É bom que estejamos preparados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário