Professor por vocação

Professor por vocação
Nós...

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Platônico, Petrarquiano, lírico, apaixonado, conflituoso...CAMÕES, CAMÕES, CAMÕES...

Bom, pessoal...
(Antes de qualquer coisa, se vc quiser saber mais sobre Camões, tem uma coluna bem abaixo no blog preparada só pra vc satisfazer a sua curiosidade. é logo depois da coluna sobre música. Quando terminar os vídeos, desce lá... Vai ser legal!!)
Pra entender os sonetos de Camões que a gente precisa interpretar, temos que conhecer alguns conceitos importantes que são, toda hora, citados nos textos teóricos. A lírica camoniana é profundamente influenciada pelas ideias de Platão, principalmente em realação ao amor, assim como há vestígios claros da concepção de Petrarca também.
Segundo meus estudos,a lírica de Camões aborda o amor em duas vertentes: o amor simples, ingênuo, otimista,e realizado; e o Amor enquanto conflito, contradição, sofrimento.
Para Camóes existe o amor individual, que implica em sofrimento e dor; e o Amor essência, ideia. Que é perfeito e absoluto.
A diferença entre "Amor(ideia) e amor(sombra)" é o que leva o ser humano a estar em constante busca, em constante imitação do ideal. Estabelece-se um conflito entre o amor sensual(romântico) e o Amor espiritualizado(platônico). Camões trabalha mais com o conceito de amor do que propriamente com os sentimentos, os quais ele prefere universalizar.
Tem muito mais a ser dito sobre Camões, é claro. Mas pra ilustrar esse tópico, em especial, estão aí os vídeos da aula de hoje, com as músicas e tudo.
Pensem sobre as letras e sobre tudo o que falamos. Próxima aula, vamos conversar sobre Camões épico.
Divirtam-se com os vídeos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário