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segunda-feira, 22 de agosto de 2011

PASES / PISM 2011-2013 1ª ETAPA

PASES - UFV- Programa UFV-Língua Portuguesa

O participante deverá demonstrar compreensão de leitura, relacionando-a com a organização dos elementos linguísticos, bem
como habilidade de ordenar e expor idéias. Deverá ainda demonstrar domínio da linguagem padrão – respeitando, quando necessário, os
diferentes registros (formal/informal) da língua. Nesse sentido, a prova de Língua Portuguesa se construirá sob dois eixos estruturantes,
conhecimentos linguísticos e compreensão de textos, conforme os conteúdos programáticos especificados abaixo:

a) CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS – Relação entre oralidade e escrita. Variedades do Português: variantes diatópicas; variantes
diastráticas; variantes diafásicas; variantes diacrônicas. (TEM POSTAGEM AKI MESMO, NO BLOG, a gente já viu tudo isso esse ano e tem exercícios a torto e a direito. ROLA ATÉ LÁ EMBAIXO, LOGO ABAIXO DAS POSTAGENS SOBRE MÚSICA)

Aspectos morfossintáticos:

uso dos processos de formação de palavras no significado dos vocábulos; (VEREMOS EM SETEMBRO)

mecanismos de coesão textual; referenciação; emprego funcional das classes de palavras; (PODEMOS REVER EM AULAS ESPECIAIS)

concordância; regência.(4ºBIMESTRE)

Aspectos semânticos: associação de palavras,
expressões ou estruturas oracionais a outras de sentido
oposto, análogo ou equivalente;(VER CAP 12 DO LIVRO)

compreensão do sentido nas relações morfossintáticas (CLASSES GRAMATICAIS E FUNÇÕES SINTÁTICAS) entre termos, orações e partes do texto.

Emprego dos sinais de pontuação.

b) COMPREENSÃO DE TEXTOS – Serão valorizados o conhecimento dos gêneros discursivos e a capacidade de o participante
compreender adequadamente enunciados da língua. Dessa forma, o aluno será levado a refletir sobre o sentido das palavras,
expressões ou estruturas frasais, bem como sobre o significado global dos períodos, dos parágrafos e do texto.

7.6.2 - Literatura
A prova visa avaliar noções básicas de teoria literária e de história da literatura. O participante deverá ser capaz de interpretar
textos literários, históricos e críticos. Dar-se-á ênfase a questões que permitam avaliar sua capacidade crítica e interpretativa. Poderão ser
abordados temas comparativos entre literatura e outras áreas de conhecimento que façam parte dos conteúdos programáticos do Ensino
Médio.

A) NOÇÕES BÁSICAS DE TEORIA LITERÁRIA: Conceito de literatura. Literatura e sociedade. Literatura e outras artes. Os gêneros literários.(CAPÍTULOS INICIAIS DO LIVRO) Elementos da narrativa: enredo; narrador; tempo; espaço; personagem; tema. Elementos da poesia: verso; estrofe; rima.
Figuras de linguagem como elementos de construção do sentido do texto.(O LIVRO TEM, A GENTE REVÊ)

B) HUMANISMO E O CLASSICISMO PORTUGUÊS: Características estéticas. Características históricas. Características sociais.
Características culturais. Autores: Gil Vicente; Camões.

C) QUINHENTISMO: Literatura informativa. Literatura de viagens. Literatura jesuítica. Características estéticas. Características
históricas. Características sociais. Características culturais.

D) BARROCO: Características estéticas. Características históricas. Características sociais. Características culturais. O Barroco
no Brasil: Padre Antônio Vieira; Gregório de Matos

E) ARCADISMO: Características estéticas. Características históricas. Características sociais. Características culturais. O
Arcadismo no Brasil: Cláudio Manuel da Costa; Tomás Antônio Gonzaga; Silva Alvarenga; Basílio da Gama; Santa Rita
Durão.

LIVROS PARA LEITURA:
1.O fio das missangas – Mia Couto - Ed. Cia das Letras.
2.O pagador de promessas – Dias Gomes – Ed. Bertrand Brasil.
3.Sermões escolhidos – Padre Antônio Vieira – E. Martin Claret.

7.7 - Produção Textual

Consideramos que o aluno de Ensino Fundamental e Médio deve ter como competência fundamental o domínio das práticas sociais de linguagem. Em outras palavras, deve ser capaz de se expressar de maneiras diferentes, conforme as diversificadas cenas
interativas, e de compreender/interpretar os diferentes discursos produzidos na sociedade, seja nas modalidades escrita ou oral tais como cartas, bilhetes, correspondências comerciais, bulas de remédio, “folders”, “outdoors”, “homepages”, “e-mails”, piadas, charges, notícias,resumos, anúncios, dentre outros.
Dessa forma, a prova de Produção Textual no exame de seleção da UFV tem como objetivo avaliar as competências e habilidades do candidato para reconhecer, compreender, analisar e produzir diferentes gêneros discursivos que circulam na sociedade,fundamentalmente os gêneros escritos.
O aluno deverá ser capaz, a partir da(s) proposta(s), de: identificar o assunto, os objetivos e observar a unidade temática e articulação das próprias idéias. Mais especificamente, o aluno será avaliado quanto aos seguintes aspectos: (i) observação das estruturas próprias de diferentes tipos de texto e gêneros; (ii) uso apropriado da linguagem padrão – respeitando, quando necessário, os diferentes
registros (formal/informal); (iii) seleção e tratamento de argumentos e informações; (iv) organização coerente de suas idéias; (v) domínio
dos mecanismos de coesão referencial (tais como pronominalização, substituição lexical, repetição, elipse) e seqüencial (estabelecimento
das relações sintático-semânticas e discursivo-argumentativas).


OBRAS LITERÁRIAS PARA OS PROGRAMAS DE INGRESSO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
PISM I

ATENÇÃO, PESSOAL, a ordem do programa de literatura do PISM não bate com o da escola. A programação deles está alterada em relação ao nosso planejamento, de maneira que, na primeira etapa eles pedem itens que só serão vistos no 3º ano, e vice-versa. Lamento, mas não dá pra atender aos dois programas, com o mesmo planejamento e nas mesmas condições, então eu vou ter que priorizar um dos dois, no caso, o PASES. Não era o que eu keria, e eu vou tentar atender a todos na medida do possível, mas, infelizmente, pra mim... é assoviar ou chupar cana. O que não quer dizer que você não possa fazer as duas provas. Os outros programas batem, inclusive o de estudo da lingua e redação, então, com esforço, eu acho que dá...)

I. Conceitos essenciais e operacionais da leitura do texto literário:
· gêneros literários;
· elementos para leitura da narrativa: o narrador, tempo e espaço;
· especificidades do discurso ficcional: ficção e não-ficção;
· elementos para leitura do poema: o sujeito poético, tempo e espaço;
· especificidades do discurso poético: imagem e ritmo.
II. Tendências na literatura na 2a metade do século XX:
· contistas contemporâneos;
· Poesia concreta, Práxis e poema-processo
· tropicalismo e poesia marginal;
· literatura e engajamento;
· Autores sugeridos: Caio Fernando Abreu, Clarice Lispector, Ferreira Gullar, Guimarães Rosa,
Rubem Fonseca.
PISM II
I. Conceitos essenciais e operacionais da leitura do texto literário:
· gêneros literários;
· elementos para leitura da narrativa: o narrador, tempo e espaço;
· especificidades do discurso ficcional: ficção e não-ficção;
· elementos para leitura do poema: o sujeito poético, tempo e espaço;
· especificidades do discurso poético: imagem e ritmo.
II. Aspectos da literatura do Romantismo ao Modernismo
· identidade nacional;
· lírica e Modernidade;
· vanguarda;
· regionalismo;
· realismo/naturalismo do XIX e o da década de 30 do século XX
· Autores sugeridos: Castro Alves, Gonçalves Dias, José de Alencar, Machado de Assis, Augusto dos
Anjos, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles,
Fernando Pessoa, Graciliano Ramos, João Cabral de Melo Neto, Jorge Amado, Manuel Bandeira.
PISM III
I. Conceitos essenciais e operacionais da leitura do texto literário:
· gêneros literários;
· elementos para leitura da narrativa: o narrador, tempo e espaço;
· especificidades do discurso ficcional: ficção e não-ficção;
· elementos para leitura do poema: o sujeito poético, tempo e espaço;
· especificidades do discurso poético: imagem e ritmo.
II. Poesia em Língua Portuguesa do século XVI ao século XVIII
· lírica amorosa;
· poesia satírica;
· colonialismo;
· convenção e engajamento no Arcadismo brasileiro.
· Autores sugeridos: Camões, Cláudio Manuel da Costa, Bocage, Gregório de Matos, Tomás
Antônio Gonzaga.

Pra quem vai fazer vestibular, as obras são:
• Helena - Machado de Assis
• Lira dos Vinte Anos - Álvares de Azevedo
• Antologia de Crônicas - Org. Herberto Sales
• O menino do engenho - José Lins do Rego
• Antologia de Contos Brasileiros - Org. Herberto Sales
• Sentimento do mundo - Carlos Drummond de Andrade
• Civilização e Singularidades de uma rapariga loira (contos) - Eça de Queirós
• Incidente em Antares - Érico Veríssimo
• Literatura de Dois Gumes (ensaio) - Antônio Cândido
• O conto da Ilha Desconhecida - José Saramago
• Morte e Vida Severina - João Cabral de Melo Neto

É bom já ir lendo.
EU TÔ FAZENDO A MINHA PARTE.
VOCÊ TEM FEITO A SUA????

Um comentário:

  1. como explicar Além do mais, nada prejudica senão o seu oposto. Logo, se o mal não se encontra no bem oposto a ele, mas em algum outro bem, não prejudicará e, assim, não terá razãode mal; dado que é só o mal na medida em que prejudica o bem, como diz Agostinho no Enquirídio e no livro da Natureza do Bem. Mas não pode encontrar-se num mal oposto a ele, logo o mal não se encontra em nenhum bem.

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