Professor por vocação

Professor por vocação
Nós...

segunda-feira, 14 de junho de 2010

OBRAS DE REFERÊNCIA - VESTIBULAR 2011 - UFES

PROGRAMA DE LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E OBRAS LITERÁRIAS

INDICADAS PARA O PS – UFES 2010

Programa:

a) Teoria da literatura: criação estética; linguagem literária e não literária; gêneros literários.

b) Processo literário brasileiro: momentos do processo literário brasileiro em conexão com a história e a cultura brasileira; o fenômeno literário brasileiro no quadro da cultura e da literatura internacional; a expressão literária das atitudes do homem em face do mundo; tradição e modernidade dos procedimentos de expressão literária culta ou popular e do tratamento dado aos temas; classificação de textos em dada época literária em função de suas características temáticas e expressionais.

c) Romantismo no Brasil: renovação e permanência de temas e de meios de expressão da poesia romântica relativamente à do Barroco e à do Arcadismo; características temáticas e expressionais da poesia, da ficção e do teatro romântico.

d) Realismo no Brasil: a questão do Realismo na ficção do final do século XIX e início do século XX; o Naturalismo e o Impressionismo na ficção; o Parnasianismo e o Simbolismo na poesia.

e) Modernismo no Brasil: o Modernismo brasileiro no contexto da cultura do século XX; o Modernismo comparado às épocas literárias passadas; elementos de permanência, oposição e transformação; características renovadoras na ficção; principais tendências da poesia brasileira modernista; a poesia de 1945; tendências pós-45.

f) Literatura contemporânea brasileira.

g) Literatura portuguesa: características temáticas e expressionais do Trovadorismo, Humanismo, Classicismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Simbolismo e Modernismo.

Obras literárias:

I. Auto da barca do inferno – Gil Vicente

II. Quincas Borba – Machado de Assis

III. Primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade – Oswald de Andrade

IV. Ficções do interlúdio – Fernando Pessoa

V. Os ratos – Dyonélio Machado

VI. O pagador de promessas – Dias Gomes

VII. Distraídos venceremos – Paulo Leminski

VIII. Transpaixão – Waldo Motta

IX. Identidade para os gatos pardos – Adilson Vilaça

Nenhum comentário:

Postar um comentário