PROGRAMA DE LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E OBRAS LITERÁRIAS
INDICADAS PARA O PS – UFES 2010
Programa:
a) Teoria da literatura: criação estética; linguagem literária e não literária; gêneros literários.
b) Processo literário brasileiro: momentos do processo literário brasileiro em conexão com a história e a cultura brasileira; o fenômeno literário brasileiro no quadro da cultura e da literatura internacional; a expressão literária das atitudes do homem em face do mundo; tradição e modernidade dos procedimentos de expressão literária culta ou popular e do tratamento dado aos temas; classificação de textos em dada época literária em função de suas características temáticas e expressionais.
c) Romantismo no Brasil: renovação e permanência de temas e de meios de expressão da poesia romântica relativamente à do Barroco e à do Arcadismo; características temáticas e expressionais da poesia, da ficção e do teatro romântico.
d) Realismo no Brasil: a questão do Realismo na ficção do final do século XIX e início do século XX; o Naturalismo e o Impressionismo na ficção; o Parnasianismo e o Simbolismo na poesia.
e) Modernismo no Brasil: o Modernismo brasileiro no contexto da cultura do século XX; o Modernismo comparado às épocas literárias passadas; elementos de permanência, oposição e transformação; características renovadoras na ficção; principais tendências da poesia brasileira modernista; a poesia de 1945; tendências pós-45.
f) Literatura contemporânea brasileira.
g) Literatura portuguesa: características temáticas e expressionais do Trovadorismo, Humanismo, Classicismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Simbolismo e Modernismo.
Obras literárias:
I. Auto da barca do inferno – Gil Vicente
II. Quincas Borba – Machado de Assis
III. Primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade – Oswald de Andrade
IV. Ficções do interlúdio – Fernando Pessoa
V. Os ratos – Dyonélio Machado
VI. O pagador de promessas – Dias Gomes
VII. Distraídos venceremos – Paulo Leminski
VIII. Transpaixão – Waldo Motta
IX. Identidade para os gatos pardos – Adilson Vilaça
Nenhum comentário:
Postar um comentário