Professor por vocação

Professor por vocação
Nós...

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Quem vai fazer seminário precisa de inspiração!!! Alguns dos roteiros já estão prontos!

Só pra dar uma "inspirada" em quem vai fazer seminário,
dá uma olhadinha aki, no que os garotos fizeram quando os tempos ainda eram outros e nós não contávamos com os recursos que temos hoje. Depois tem alguns roteiro publicados, pode ser que você enncontre a alma do trabalho...




























Alguns Roteiros do Seminário Literário

Finalmente, galera...

Vou começar pelo 2ª ano de Taparuba. Os roteiros dos 1º Anos das duas escolas estão quase prontos. Aguenta aí, só mais um poukinho. A gente falou tanto de amor essa semana... Nâo é possível que você esteja indócil!!(rsrsrrs)
Se um desses roteiros é o seu, LEIA COM ATENÇÃO e...
Mãos a obra!

EE Orlando Alves Pereira
Língua Portuguesa – Eixo III – Literatura
II Seminário Literário – O Romantismo – Estética e Estilo

Tema 2: “O ROMANTISMO NOS PADRÕES NORTE-AMERICANOS - EUA” Grupo Adonay

2.1 Apresentar um painel histórico-social dos EUA, durante do século XIX.

2.2 Apresentar um breve resumo das principais características do Romantismo norte-americano.

2.3 Caracterizar o amor e o tratamento dado à figura feminina, na concepção romântica norte-americana a partir dos filmes Cold Montain, "A letra Escarlate" e da leitura da saga Crepúsculo.

2.4 Traçar um perfil do herói romântico americano a partir dos personagens: o protagonista de “O último dos Moicanos”, de James Fenimore Cooper; O protagonista do filme “Cold Mountain” e do vampiro Edward.

2.5 Apresentar um perfil do herói gótico com base na obra de Edgar Alan Poe, em especial o poema “The Raven” (O Corvo), e o personagem Ichabod Crane do conto “Sleepy Hollow” (O cavaleiro sem cabeça)

2.7Reconhecer características da estética romântica em produções contemporâneas como os filmes/livros: “PS Eu Te Amo”; “Um amor pra recordar” e “O diário de uma paixão “de Nicholas Parks) e a saga “Crepúsculo”, de Stephenie Meyer).

2.8 Investigar sobre os escritores: Ralph Waldo Emerson
Edgar Alan Poe
Washington Irwing
James Fenimore Cooper
Nathaniel Howthorne
Herman Melville

2.9 Filmes sugeridos para apreciação: O último dos Moicanos
A Letra Escarlate
Moby Dick
O Corvo
Cold Mountain
Um amor pra recordar
PS Eu Te Amo
O diário de uma paixão
O cavaleiro sem cabeça
Twilight
New Moon
Eclipse


EE Orlando Alves Pereira
Língua Portuguesa – Eixo III – Literatura
II Seminário Tecno-literário – O Romantismo – Estética e Estilo
Apresentação – maio/2011

Tema 2: “O ROMANTISMO NOS PADRÕES INGLESES” - Grupo Weverthon

2.1 Apresentar um painel histórico-social da Inglaterra do século XIX.

2.2 Apresentar um breve resumo das principais características do Romantismo inglês, nas vertentes nacionalista e gótica.

2.3 Caracterizar o amor e o tratamento dado à figura feminina, na concepção romântica da autora inglesa Jane Austen.

2.4 Traçar um perfil do herói romântico bretão a partir dos personagens: Robin Hood; William Wallace; Tristan (Tristan and Isold), o Rei Arthur e Heathcliff (O morro dos ventos uivantes).

2.5 Apresentar um perfil do autor romântico inglês a partir dos autores: Jane Austen, Byron, William Shakespeare, Horace Walpole.

2.7Reconhecer características da estética romântica nos filmes e obras: Robin Wood (filmes); Coração Valente, “O Rei Arthur”, “Lancelot, O primeiro Cavaleiro”; “Tristão e Isolda”.


EE Orlando Alves Pereira
Língua Portuguesa – Eixo III – Literatura
II Seminário Tecno-literário – O Romantismo – Estética e Estilo
Apresentação – maio/2011

Tema 2: “O ROMANTISMO NOS PADRÕES FRANCESES” – França
Grupo Ester


2.1 Apresentar um painel histórico-social da França, durante o século XIX.

2.2 Apresentar um breve resumo das principais características do Romantismo francês.

2.3 Caracterizar o amor e o tratamento dado à figura feminina, na concepção romântica francesa, a partir do livro “A dama das Camélias” de Alexandre Dumas.

2.4 Traçar um perfil do herói francês a partir dos personagens: Dartagnan e os três moqueteiros, O conde de Monte Cristo, O Corcunda de Notre Dame, Jean Valjean (Les Miserables)

2.5 Apresentar um perfil do autor romântico francês a partir dos autores: Madame de Staël, Alphonse de Lamartine, Victor Hugo, Alexandre Dumas (pai), Théophile Gautier e dos poetas Alfred de Musset e Charles Baudelaire, principalmente.

2.7Reconhecer características da estética romântica nos filmes e obras: Dartagnan e os três mosqueteiros; O corcunda de Notre Dame, O homem da máscara de ferro, O conde de Monte Cristo, e outros.


EE Orlando Alves Pereira
Língua Portuguesa – Eixo III – Literatura
II Seminário Tecno-literário – O Romantismo – Estética e Estilo
Apresentação – maio/2011

Tema 2: “O ROMANTISMO NOS PADRÕES ALEMÃES” – Alemanha
Grupo Aline


2.1 Apresentar um painel histórico-social da Alemanha, durante o século XIX.

2.2 Apresentar um breve resumo das principais características do Romantismo alemão.

2.3 Caracterizar o amor e o tratamento dado à figura feminina, na concepção romântica alemã, a partir do livro “Os sofrimentos do jovem Werther”.

2.4 Traçar um perfil do amor romântico a partir dos personagens: Werther e Fausto.

2.5 Apresentar um perfil do autor romântico alemão a partir do estudo biográfico de Johan Volfghan von Goethe.


É isso, pessoal! Sem trauma e com determinação. E como diria Shakespeare...
"O pior derrotado é o que apenas vislumbrou o projeto, sem ao menos desejar vê-lo pronto"

Bom trabalho!!

3 comentários:

  1. Uii, sempre neh chris mas eu não podia deixar de comentar... pode falar quem quiser, sei que a tecnologia ´melhor, mas pratico.. mas com nossa idéias, nosso cenários era bem mas divertido a gnt entrava no negocio de corpo a alma, tinha nossa cara.... mas como dis o ditado o que é bom dura pouco neh ○○○
    bjjs
    olha e vc colocou fotos de todods menos do meu ai ta lindo pra vc... to chateado... :(
    adoro você chris mas sabes eu num posso deixar de reclamar se não perco meu posto kkkkk

    ResponderExcluir
  2. e a foto do meu seminario que vc não colocou ai, ta bom e assim me deixando sempre de fora....

    ResponderExcluir
  3. Ah, para de chorar, Dodô.
    Não coloquei fotos de nenhum dos grupos atuais porque queria que vcs olhassem pra kem já saiu com olhos de aprendiz. Vc é veterano e é braço forte, mas a situação atual é um desafio novo que vai te levar a crescer mais.
    Adoro vc, Dodô. Sem a sua participação inteligente os trabalhos não seriam como são. Viu o roteiro do seu grupo??
    O que não vai faltar é coisa pra fazer. E nada impede q vcs montem um cenário legal, como antes.
    Então bota pra kebrar
    Bjuuuus
    Bjooos

    ResponderExcluir