Professor por vocação

Professor por vocação
Nós...

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

3º ano - Tarefas para a Mostra Textual

Pablo e Silmara,

Pablo... uma das suas frases me fez pensar. Você disse que ainda se sentia muito ligado ao Machado, e que não conseguia desvincular-se da figura dele. Talvez a Silmara sinta o mesmo e isso é ótimo porque me dá margens para trabalhar com um elemento narrativo muito interessante: o narrador, então eu decidi apelar pro potencial de pesquisa dos dois.
Clarice foi a escolha, então vamos lá...
A revista Carta na Escola, na edição de março de 2010, diz que a obra de Clarice é clássica, ao lado de outros clássicos como Machado de Assis, Guimarães Rosa, Katherine Mansfield, Virgínia Woolf e James Joyce. Todo o artigo é intenso e complexo como a obra dela, principalmente no que se refere à técnica narrativa, porque ela usava o fluxo de consciência para expor sua ficção.
O texto também afirma que ela escreve a partir de muitos gêneros textuais, sempre seduzindo o leitor menos avisado com seu poder de hipnótico, que nos leva a questionar hábitos e conceitos. Machado também gostava de interagir psicologicamente, como faz Bentinho, em Dom Casmurro.
Nâo sei se podemos dizer o mesmo de Clarice. A narrativa dela é exclusiva.
A partir de um determinado ponto de sua trajetória literária, ela se volta para as cenas urbanas do Rio de Janeiro, onde morou de 1935 até 1944 e a partir de 59, quando voltou dos EUA, divorciada e mãe de dois filhos. Vocês vão descobrir semelhanças e diferenças entre Clarice e Machado e é isso o que eu quero.
A tarefa é a seguinte:
A partir da leitura de Laços de Família, escolham dois ou três contos e desenvolvam uma reflexão sobre o perfil do narrador de cada um. Qual o grau de envolvimento com a matéria relatada? Há distanciamento, profundidade ou fusão com o protagonista ou com outro personagem? Há identificação entre o protagonista e a autora?
Tracem um paralelo com o que vocês sabem sobre os narradores de Machado de Assis. Em que se comunicam? Seus estilos interagem? Como?

Não é uma tarefa fácil, mas é um desafio intelectual exclusivo, agora..
Como a leitura de Clarice.

Boa sorte!

Um comentário:

  1. hoooooooooooooooooo fessora
    kd o meu
    só tá os dos mininos
    eu quero o meu tb estou esperando
    bjs
    ass.:Douglas

    ResponderExcluir